sábado, 12 de março de 2016

Quanto ganham os apresentadores com os "Merchans"? Qual o valor dos anúncios?


De implante dentário a comida de cachorro, encontramos de tudo um pouco, nos "merchans" dos programas de TVs e a cada dia, eles vem ocupando mais espaço. Embora incomode um pouco o telespectador, porém não há o que fazer, já que as emissoras e apresentadores, precisam sobreviver.

Nos programas diários da Ana Maria Braga ("Mais você") da Globo e da Cátia Fonseca ( "Mulheres") da TV Gazeta, chove de "merchans"durante as atrações.

Nós vemos os anúncios em revistas, em outdoors, mas quando você anuncia dentro da linha editorial de um programa, podemos dizer que praticamente determinado produto, vira protagonista.

                                                                    (Aracy Wolf)
Uma das percussoras do merchandising a empresária dona da iogurteria Top Therm que vende a anos seus produtos, disse que os empresários já perceberam a importância desse tipo de anuncio e que de quatro a cinco anos pra cá, essa prática vem crescendo, já que vendem dez vezes mais que os anúncios nos intervalos dos programas e isso pode ser observado no call center das empresas, logo após os produtos serem anunciados,

Cátia Fonseca disse ao jornalista Vinicius Ferreira:

“No ‘Mulheres’ temos 22 merchandising por dia. Tem gente que se sente mal fazendo merchandising, mas quem trabalha nesse meio sabe que precisa pagar as contas no fim do mês e muitas vezes programas superlegais acabam por falta de faturamento. Vendo tudo, de janeiro até dezembro.”


Segundo o IBOPE, as novelas também vem se aproveitando desse filão. A trama "Avenida Brasil" que ficou no ar de março a outubro de 2012, totalizou 154 ações de merchandising, chegando em seus últimos capítulos a custar R$ 1 milhão a 1,8 milhão. Ma o empresariado, vê também nesse tipo de anuncio, que as novelas formam opinião e defendem causas sociais e isso passa credibilidade.


Silvio de Abreu famoso por ser autor de várias novelas da Globo, costuma dizer que os produtos que aparecem nas tramas, dão mais veracidade aos diálogos, já que todos nós chegamos em um bar e pedimos uma Coca-Cola um Guaraná,etc.....e se optarmos por mostrarmos qualquer bebida com uma marca fictícia, inventada, certamente na semana seguinte esses produtos serão produzidos e vendidos em lojas e camelôs por todo país.

Quando estamos numa roda de amigos e o assunto é carro, sempre citamos marca e é assim mesmo que a coisa funciona.


Quanto ganham os apresentadores?

Ana Maria Braga não fala uma palavra se não "beliscar" R$ 150 mil. Já o Faustão, gira em torno dos R$ 300 mil.

O dono do "Baú da felicidade" não faz merchans e se recusa veementemente a isso.

Voltando ao assunto Globo, a Fiat desembolsou 1,9 milhão em 2001 para ter ser carros exibidos no reality show, "Casa dos Artistas" e claro que o apresentador foi "agraciado". Pra se ter uma ideia no atual BBB, Pedro Bial abocanhou nada mais nada menos do que R$ 5 milhões.

Para que você caro leitor tenha uma ideia, a compra de um pacote, tem o valor mínimo R$ de 50 mil e pode chegar a R$ 400 mil dependendo da emissora, apresentador, audiência do programa e horário. Importante saber também que todos levam um pouco dessa fatia, desde os figurinistas até os técnicos, já que eles de alguma forma, participam e estão a disposição daquela marca no hora do trabalho, independente dos seus contratos com a emissora. Entendam que a emissora cobra o espaço e a personalidade o seu cachê.


Os anúncios nos intervalos dos jornais e do futebol, já são outros valores, e em breve, postaremos a respeito.








                                                      


.







                          




Um comentário:

  1. Embora incomodem,quando em larga escala,são absolutamente necessários para a manutenção dos programas no ar! Interessante saber quanto custam....

    ResponderExcluir