quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Saiba a verdadeira razão da briga, "Chaves" X "Kiko" X "Chiquinha". Processo rolava enquanto o Chaves (Roberto Bolaños estava vivo.


Quando o ator, diretor e escritor, Roberto bolaños criou a Turma do Chaves, ele chamou a atriz Maria Antonieta de Las Nieves que interpreta a Chiquinha, para compor o elenco e pediu para que ela criasse a personagem, baseado nas informações que ele havia lhe passado.

E ela fez isso e apresentou a Bolaños (Chaves)  que registrou  a personagem em  nome dele. Após a separação da turma  (Seu Madruga,Godines (que era irmão de Bolaños na vida real) e a Bruxa do 71, morreram e os outros foram fazer novela,teatro,etc)

Maria Antonieta (Chiquinha) foi lançar a boneca Chiquinha no México e não pode, porque o registro da personagem estava vencido , já que lá não é como no Brasil, onde você registra um personagem uma vez e pronto, mas no pais dos Astecas, é necessário a renovação do registro a cada 10 anos.  Chaves não fez isso, ou seja o registro estava em aberto e qualquer um poderia ser dono dos direitos autorais do personagem (Chiquinha), era só registrar.

Antonieta aproveitou a oportunidade e registrou a personagem em seu nome, e a partir de então, iniciou-se um processo judicial, que dura até hoje e ela só consegue se apresentar pelo mundo como Chiquinha, devido a uma liminar, concedida pela justiça  mexicana, mas sabe-se que a justiça pode sim ser favorável a Maria Antonieta.

Por outro lado Bolaños alega, que todos os personagens da Turma do Chaves, foram criação dele e a "Chiquinha" garante que isso é mentira, pois no caso dela, ele só deu uma ideia do personagem , uma vez que foi ela quem criou a roupa, maquiagem, as falas como "pois é pois é pois é" e o choro da Chiquinha, ou seja, praticamente ela criou a personagem, sozinha.

Vejam agora as alfinetadas pesadas de Carlos Villagrán (KiKo) contra seu ex patrão e amigo Roberto Bolaños (Chaves)


Apesar de negarem em certas ocasiões, já ficou óbvio que existe conflito e rivalidade entre boa parte dos atores que um dia fizeram parte do elenco de “Chaves”. Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) briga na justiça até hoje com Roberto Bolaños (interprete de Chaves e criador do seriado) pelos direitos de sua personagem, mas sem dúvidas quem tem mais motivos para odiar o dono da Televisa é Villagrán, o Kiko.

Primeiro porque ele tentou conquistar a exclusividade de direitos do garoto de uniforme de marinheiro, mas, diferente de Maria Antonieta, acabou perdendo a briga. Já a segunda razão é muito mais íntima: quando começou a participar da comédia mexicana, lá em 1971, ele era namorado de Florinda Meza (atriz que viveu a Dona Florinda). Quando deixou o seriado, ela havia terminado o relacionamento para se casar com Bolaños.

O terceiro motivo que torna compreensível a ira de Carlos Villagrán só veio à tona agora, em uma recente entrevista concedida ao site LaBotana. Ele afirma que o seu personagem é o que gera mais lucros, contudo, disse que “não recebe um centavo”. “Quem fica com todo o dinheiro é o Roberto, que já é multimilionário”.

De acordo com ele, Bolaños é um trapaceiro por registrar todos os trabalhos em seu nome já que o personagem KiKo é criação do Carlos.  Desta forma, ele sempre consegue total domínio até pelas obras que não criou. “Mas já está pagando, está trocando dinheiro pela sua saúde”, alfinetou. O criador do “Chaves” anda muito doente já há alguns anos.

Segundo ainda o Blogspop, especializado em séries de TV, Villagrán o Kiko, não poupou nem sua antiga amada no bate-papo. Villagrán afirmou que Florinda Mesa é falsa e que isso é perceptível nos detalhes: apesar de ser dona de diversas propriedades pelo México, a atriz “só usa relógios de plástico nas entrevistas”.

Não sei quanto a você, mas fico um pouco triste quando penso no ódio por trás de uma série tão bacana e positiva. Uma pena!

Um comentário: