segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Troféu Santa Clara elegeu o programa de João Kleber como um dos piores da TV aberta no Brasil.


O jornalista Henrique Brinco diz se sentir honrado em receber o convite para participar do time de jurados da 6ª edição do Troféu Santa Clara, que elege os piores programas da televisão aberta no Brasil.

A votação, promovida pelo jornalista André Santana, blogueiro do UOL, reuniu 14 blogueiros especializados para votar em categorias como ‘Pior Novela’, ‘Pior Programa’ e ‘Fiasco do Ano’, entre outras.


Para esclarecimento,o troféu leva o nome de Santa Clara porque a santa é considerada a "padroeira" da TV e o dia dela e comemorado todo dia 11 de Agosto.


Como nosso amigo jornalista adora colocar lenha na fogueira – ou borrifar gasolina, como diz o seu colega e também jornalista João Paulo Dell Santo , ele resolveu participar como jurado e compartilhar opiniões.


Vejam abaixo, as conclusões que chegaram os jornalistas e especialistas no assunto, opiniões que eu particularmente apoio em parte, apesar de concordar que a TV aberta principalmente aos sábados e domingos, deixa muito a desejar.


Pior novela: Salve Jorge

Com narrativa chata, repetitiva e cansativa, a trama de Glória Perez – a autora que não gosta de receber críticas – certamente deve entrar na “gavetinha” do esquecimento da TV Globo. A trama, que de interessante mesmo só teve o núcleo da delegada “Helô” (ou ‘Donelô’, como foi apelidada nas redes sociais) interpretada pela ótima Giovanna Antonelli, só deve ser lembrada mesmo pela discussão sobre tráfico de pessoas pelo mundo.

Pior atriz: Paolla Oliveira

Essa moça ainda não se encontrou como atriz e nem sei como chegou a protagonizar três novelas da Globo. Seria por causa de sua beleza? Amizades influentes? Ausência de mais talentos na TV? O fato é que ela não consegue transmitir emoções em cena e muito menos cativar o telespectador. A sua personagem em Amor À Vida é uma prova disso. Aliás, até o vilão Félix (Mateus Solano) está sendo muito mais querido que a própria protagonista.

As mais votadas como piores atrizes: Vera Fischer e Paolla Oliveira.

Pior apresentador: Gilberto Barros

Fiquei em dúvida ao escolher essa categoria, já que temos grandes pérolas na televisão. Faustão, João Kléber e Marcos Mion que o digam… Entretanto, o Leão anda chamando a atenção com um programa sensacionalista, apelativo e que de longe lembra os tempos áureos dele na TV Bandeirantes.

 Piores apresentadores: Gilberto Barros e João Kleber.

Pior apresentadora: Ana Hickmann

Assim como Paolla Oliveira, Ana Hickmann é outro caso impressionante inexplicável de artista com pouco talento que consegue subir misteriosamente na televisão. A ex-modelo, que até conseguiu o status de apresentadora dominical com um extinto programa de auditório, ainda precisa comer muito arroz com feijão para conseguir ser considerada “boa”. O pior de tudo é imaginar a quantidade de comunicadoras saindo das faculdades e ficando desempregadas sem nem sequer ter uma oportunidade.

Piores apresentadoras: Ana Hickmann e Ana Furtado.

Pior programa humorístico: A Praça é Nossa.

O tradicional programa de Carlos Alberto de Nóbrega está se tornando cada vez mais obsoleto na televisão brasileira. Apostando no fracassado e patético “humor do bem”, a atração só agrada mesmo ao público mais antigo da TV. Está se tornando o que o extinto A Turma do Didi foi um dia.

Piores programas: A Praça é Nossa e Feira do Riso.

Pior locutor esportivo: Galvão Bueno
Falar que Galvão Bueno é um narrador ruim já virou clichê. É irritante acompanhar qualquer transmissão esportiva comandada pelo poderoso e não foi diferente na Copa das Confederações. Mas, calma! Já está acabado, pessoal. Bueno anunciou aposentadoria para a Copa de 2014. Falta somente um aninho, gente!

Pior programa jornalístico: Cidade Alerta
Quando todos imaginávamos que o jornalismo “mundo cão” tinha chegado ao fundo do poço com o Brasil Urgente de José Luiz Datena, na Band, eis que surge uma atração ainda mais lamentável na TV brasileira. Com comentários desnecessários, conservadores e piadinhas sem graça, Marcelo Rezende envergonha todos os jornalistas que ainda prezam pelo bom jornalismo no Brasil. O programa aproveita-se da baixa escolaridade e do pouco senso crítico da população para conseguir de forma barata bons índices de audiência

Pior programa infantil: Todos os programas da TV aberta

Não dá para escolher um entre os poucos que estão aí. Praticamente já não existe mais programação brasileira voltada para o público infantil, e sim sessões que exibem desenhos animados e seriados. Acabou a era das grandes apresentadoras infantis, como Eliana, Angélica e Xuxa, dando lugar a meros comunicadores que atendem ligações e/ou anunciam atrações estrangeiras.

Piores programas infantis: Bom Dia e Cia e Clube do Carrossel.

Pior revista eletrônica de variedades: Domingo Espetacular

A atração da TV Record, que já teve momentos de conteúdo invejável, virou mais um programa que abusa de temas popularescos. Reportagens policialescas e escândalos de (sub)celebridades viraram pautas frequentes no jornalístico.

Pior programa; Programa da Tarde e Domingo Espetacular

Pior programa de auditório Você na TV

Já era de se esperar que João Kléber voltasse a trazer programação trash para a Rede TV!. O popularesco Você na TV tenta trazer casos “chocantes” para atrair a atenção do público, mas é garantia certa de boas gargalhadas nas manhãs da emissora. E, por sinal, tem gente que jura de pé junto que tudo aquilo é fake…

Pior programa: O Melhor do Brasil.

Pior reality show: Fazenda de Verão.

Imaginemos uma versão rural do Big Brother Brasil, com baixa qualidade técnica e mais barracos. Pois foi justamente isso que vimos no programa comandado por Rodrigo Faro. A atração conseguiu reunir tudo o que há de pior em programas do gênero e levou ao ar um produto de baixa qualidade e que só serviu para queimar ainda mais a imagem dos reality shows perante a sociedade.

Pior série: O Dentista Mascarado.

O ano de 2013, definitivamente, não foi o de Marcelo Adnet. A ida do ótimo humorista para a TV Globo não trouxe grandes alterações do cenário do humor brasileiro. Fora da MTV, ele se tornou mais um profissional pasteurizado e que passa despercebido na telinha. O Dentista Mascarado, primeira série protagonizada na nova casa, terminou a primeira temporada sem repercussão e sem deixar saudades

Fiasco do ano: Encontro com Fátima Bernardes

O formato do programa não é ruim, já que faz muito sucesso nos Estados Unidos e foi imortalizado pela mundialmente conhecida Oprah Winfrey. Entretanto, apesar da excelente dicção e looks de arrasar, a falta de carisma de Fátima (que ainda está longe de ser uma Oprah ou até mesmo uma Hebe Camargo) e a ausência de pautas relevantes atrapalharam os primeiros meses do programa. A apresentadora precisa lembrar que deixou a bancada do Jornal Nacional. Entretanto, ao que tudo indica, a atração encontrou um caminho melhor sob a direção de Boninho.

Fiascos do ano: Got Talent Brasil e Balacobaco.

Pior programa da televisão brasileira: Fazenda de Verão.

Por todos os motivos já listados na categoria PIOR REALITY SHOW e não ter sido votado como pior porque ainda dá certa audiência, mas está ali colado nos programa do João Kléber,como um dos piores programas da TV,segundo os blogueiros e jornalistas especializados.

Piores programas da TV brasileira; Teste de fidelidade e Você na TV.

Discordo com algumas coisas que aqui foram apontadas, respeito a votação, mesmo porque são pessoas credenciadas e especializadas no assunto. Vamos aguardar o próximo dia 11 de Agosto e veremos se a TV aberta melhorou um pouco.
abraço a todos !





















2 comentários:

  1. Muito interessante essa eleição!Só não concordo com o programa da Fátima Bernardes,acho que veio para ficar e é de ótima qualidade!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Em termos de baixarias, a televisão brasileira é "Campeã!"
    Por isso que o ensino no país "afundou" de vez!!!
    O Troféu Santa Clara tem que continuar enquanto tiver esse "lixo" de programação.

    ResponderExcluir